Professoras da Fundação participam de congresso internacional

Postado por João Guilherme D'Arcadia em 22/08/2017

Curso de Férias

13/12/2018

Colégio concede bolsa para cursinho

12/12/2018

Fundação promove cantatas de Natal

06/12/2018

Confira as fotos do Natal da Fundação

03/12/2018

Inscrição para concurso de bolsas vai até dia 7

03/12/2018

A coordenadora do ensino infantil do Colégio da Fundação, Ana Maria Galvão de Barros Almeida, e a psicóloga escolar Lenisa Placideli Scola tiveram o artigo que desenvolveram aceito para apresentação na 31ª edição do Congresso da Asociación Latinoamericana de Sociología, que acontece em dezembro, no Uruguai.

As pesquisadoras apresentarão os resultados do trabalho “Projeto Convivência: uma alternativa para a formação de crianças socialmente competentes”.

O projeto foi implementado pela equipe da educação infantil da Fundação, com alunos de 1 a 6 anos. Psicopedagoga e psicóloga atuaram na formação e capacitação dos professores. O objetivo foi fortalecer a concepção de que o aluno é um indivíduo pertencente a um grupo, sem desconsiderar suas particularidades e história de vida.

Em sala de aula, essa perspectiva foi estimulada com dinâmicas, leituras, rodas de conversa, vídeos e registros. Fora dela, os pais foram sensibilizados a compreender as etapas de desenvolvimento dos filhos.

“Em relação às crianças, houve evidente promoção das relações inter e intrapessoais, fortalecimento da autoestima, autoconfiança e qualidade nas relações sociais, gerando resiliência”, mencionam as professoras, no resumo do artigo.

Ao final, o grupo observou a diminuição dos conflitos e da agressividade na escola, além da prevenção de dificuldades de aprendizagem e de problemas emocionais e sociais nas crianças.