Confira dicas para se sair bem na Fuvest


Postado por Lucas Dorta em 24/11/2017


A primeira fase do vestibular da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) acontece no dia 26 de novembro e a ansiedade já começa a fazer parte da rotina dos estudantes. A prova, que tem duração de 5 horas e conta com 90 questões, é considerada bastante densa. Nesse momento decisivo, é essencial o vestibulando saber algumas dicas para lidar com a rotina de estudos nos dias que antecedem a prova.

Tranquilidade

Na reta final, é necessário o vestibulando confiar naquilo que fez durante os estudos e manter a calma. Uma das formas de reforçar o aprendizado é rever fórmulas e conteúdos rápidos. Caso não tenha lido os livros necessários para Fuvest, é importante procurar resumos como uma forma de relembrar o conteúdo que pode ser cobrado na prova. “Nessa reta final tudo que o aluno deveria fazer já foi feito, ele estudou, se dedicou e construiu todo seu processo ao longo da jornada. Agora é hora de confiar naquilo que foi feito e manter a calma. A palavra-chave é tranquilidade”, afirma a coordenadora pedagógica do ensino médio e pré-vestibular do Colégio da Fundação, Mariene Mara Contador Furtado.

Prepare-se para uma prova densa

O vestibular da Fuvest tem um grau de dificuldade mais abrangente em relação ao conteúdo exigido. “O vestibular costuma cobrar mais conteúdos específicos. Não é uma prova de caráter interdisciplinar, embora agregue a interação entre as disciplinas. O aluno que não estiver muito preparado dificilmente vai conseguir bons resultados já que a prova é muito densa e cansativa”, orienta.

Segurança para administrar o tempo

Durante a prova, caso o candidato fique com mais dificuldade em responder determinada questão ele deve passar para outra. Se o vestibulando tiver mais facilidade em outra pergunta, ele tem que evitar ficar com excesso de dúvidas. “O aluno erra quando fica mudando demais a alternativa, aumenta o risco de erros quando começa uma sensação de insegurança”, afirma.

Disciplina ao gerenciar o tempo

O candidato deve evitar dormir tarde na véspera da prova e não cometer nenhum tipo de excesso que possa comprometer o rendimento no dia do vestibular. “A prioridade deve ser um bom gerenciamento do tempo. Na véspera do vestibular, é essencial ter uma boa noite de sono para que ele esteja descansado no dia em que realizar a cansativa prova da Fuvest. Também é importante evitar qualquer tipo de excessos que comprometa o rendimento no vestibular”, sugere a coordenadora.