Professor de Geografia desenvolve jogo alusivo à Copa


Postado por Murilo Caetano em 15/06/2018



   Curso de Férias

        13/12/2018


   Colégio concede bolsa para cursinho

        12/12/2018


   Fundação promove cantatas de Natal

        06/12/2018


   Confira as fotos do Natal da Fundação

        03/12/2018


   Inscrição para concurso de bolsas vai até dia 7

        03/12/2018



Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental 2 do Colégio da Fundação participaram de um projeto alusivo à Copa 2018. Tal projeto, que foi desenvolvido pelo professor de geografia Leandro Campos de Oliveira, consiste em um jogo de cartas com as informações das 32 nações que disputarão a Copa este ano. A final realizou-se nesta quinta-feira (14) no anfiteatro do bloco marfim da Fundação, com a presença das demais salas do Ensino Fundamental 2

Segundo Leandro, o jogo é estratégico, foi inspirado a partir de um artigo da revista Exame, e tem enfoque na questão de desenvolvimento dos países, mostrando as diferenças entre eles a partir de seus indicadores de desenvolvimento. “Os alunos, a partir de um sorteio, pesquisaram em fontes confiáveis variadas informações sobre os países, como aspectos econômicos, políticos, sociais, demográficos, naturais e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), logo depois, foram produzidos gráficos para análise”, diz. “A partir desses indicadores, os alunos se enfrentaram, semelhante a um jogo de futebol, sendo que as informações que tiverem em mãos serão as ações que comandarão suas jogadas”, explica o professor.

“Cada disputa vai acontecendo como se fosse uma ‘Copa do Desenvolvimento’, com grupos, eliminações, finalistas, etc. Desenvolvendo estratégias para vencer os adversários, os alunos conseguem adquirir, brincando, conhecimento e, quando estiverem assistindo aos jogos da Copa, poderão refletir a respeito do que aprenderam sobre os indicadores de desenvolvimento e também as situações dos países", completa.

Confira as fotos aqui