Ações Sociais - Projeto de Alfabetização e Inclusão - PAI



A educação de jovens e adultos é a devolução do direito à educação outrora negado aos alfabetizandos, é condição necessária para o exercício pleno da cidadania. Sendo assim a Fundação Educacional Dr Raul Bauab através das Faculdades Integradas de Jaú, no desempenho de suas funções sociais, visando a melhoria da qualidade de vida da população, criou em agosto de 2003 o Projeto PAI (Programa de Alfabetização e Inclusão).

O PAI, tem por objetivo alfabetizar jovens e adultos que ainda não concluíram as séries iniciais do ensino fundamental e proporcionar às alunas dos cursos de Pedagogia, Normal Superior e Letras a oportunidade de através da monitoria supervisionada vivenciar e adquirir novas experiências para sua prática profissional. Desde seu inicio em agosto de 2003 até a presente data o PAI contribuiu para a melhoria na qualidade de vida de mais de 500 pessoas que participaram das aulas realizadas em vários pólos.

As aulas são oferecidas em Jaú na Fundação Educacional Dr Raul Bauab e em outros pólos de cidades da região. O curso tem duração de 200 horas/aula e são ministrados aos sábados e em alguns pólos aos domingos.

As aulas são realizadas sob a orientação da coordenadora pedagógica das monitoras, que realiza reuniões semanais com as mesmas. Todo o trabalho é elaborado com base em uma metodologia apropriada, que tem como ponto de partida o aluno, valorizando e respeitando o que a vida lhe ensinou resgatando a importância da sua biografia, sua identidade, seu saber e sua cultura pois só assim a educação irá proporcionar uma transformação real nas condições de vida dos alfabetizandos.