Estudantes das FIJ apresentam trabalho em congresso de educação


Postado por Lucas Dorta em 01/11/2017


Os estudantes das Faculdades Integradas de Jaú (FIJ) Alan Tomaz (4º ano de Jornalismo) e Tamires Frasson (3º ano de Letras) estiveram na Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Bauru, para participarem do VI Congresso Brasileiro de Educação (CBE), que é considerado um dos maiores eventos universitários da área no Brasil. O encontro ocorreu de 26 a 29 de julho.

Os alunos das FIJ tiveram a oportunidade de apresentar um trabalho sobre a influência do capitalismo na educação brasileira por meio de um estudo histórico sobre a influência mercadológica nos métodos de ensino da educação contemporânea e a ausência de práticas pedagógicas que estimulem a emancipação dos estudantes e façam com que eles se desenvolvam como cidadãos e sejam livres para decidirem o próprio futuro. “O artigo nos permitiu concluir que a escola deve formar jovens para o mercado de trabalho, mas de uma forma que possam compreender as relações de poder e opressão, almejando uma educação que liberte e trabalhe em prol da formação do ser político, conscientizando para a luta por mudanças e utilização do conhecimento sistematizado para mudar a sociedade”, relata Tamires.

Além de apresentar o artigo, os estudantes das FIJ também marcaram presença em atividades como oficinas, minicursos e rodas de conversa. “A participação foi muito produtiva para construção de repertório. Melhor do que isso, foi ter um artigo aceito e apresentado em um auditório com estudantes, mestres e doutores do Brasil inteiro. Além disso, também foi um prazer ter o trabalho publicado no livro dos anais do evento”, afirma o estudante Alan.