Curso de fotografia apresenta conceitos e tendências da área


Postado por Lucas Dorta em 13/12/2017



   DP/ADAP - 1º semestre 2018

        09/02/2018


   Horário de atendimento das FIJ

        06/02/2018


   Integradas firma parceria internacional

        05/02/2018


   Psicologia das FIJ ajuda candidatos em competição

        23/01/2018


   Faculdades Integradas têm vestibular agendado no dia 16

        15/01/2018



O curso de fotografia “Descubra Seu Fotógrafo Interior”, realizado dia 9 de dezembro nas Faculdades Integradas de Jaú (FIJ), ministrado pelo professor de fotojornalismo Danilo Berbel, exibiu aos participantes uma introdução à fotografia, apresentando técnicas básicas de composição e manipulação de câmera fotográfica digital, por meio de uma apostila de 32 páginas elaborada especialmente para o curso, contendo indicação de exercícios, sites para acessar fotografias e aprimoramento de técnicas.

As atividades foram divididas em etapas, sendo que a primeira apresentou o uso da fotografia na sociedade tanto para parte profissional quanto no lazer, além das novas tendências da área. Logo em seguida, o professor Danilo Berbel mostrou diferentes modelos de câmeras digitais disponíveis no mercado, câmeras embutidas no celular e das fullframes, que são voltadas para uso profissional e a partir dessa etapa os participantes aprenderam a segurar a câmera corretamente e as posições para captação de imagens, descobrindo as regulagens de um equipamento reflex. Já a última etapa consistiu aos princípios básicos de composição como angulação de captação, enquadramento, diferentes planos e regras, perspectivas e escolas, tudo por meio de imagens que exemplificassem esses recursos.

Após o aprendizado teórico, os participantes do curso tiveram a oportunidade de colocar o aprendizado em prática por meio das atividades de fotografia realizadas em frente ao Museu Municipal de Jaú. “Acredito que o conhecimento tire um véu dos olhos das pessoas. Quando elas têm contato com as técnicas de fotografia, é possível que descubram que não é tão difícil e isso é muito legal. A tendência é que continuem estudando e aprimorando o olhar fotográfico”, relata o professor do curso Danilo Berbel.

A atividade teve a presença dos mais variados tipos de públicos, tanto de pessoas que estavam iniciando na fotografia até participantes que trabalham em áreas que podem ter a produção de fotos como auxílio. “Tive bons retornos, muitos participantes apaixonados por fotos estavam dando os primeiros passos nesse universo, enquanto outros já fotogravam e queriam saber como funcionava o curso. Também houve pessoas que querem fazer fotografias como atividade recreativa ou utilizar a área como um auxílio para divulgar determinados produtos ou serviços”, conta Berbel.