Universidade Cidadã aproxima estudantes e comunidade


Postado por João Guilherme D'Arcadia em 12/03/2018


A primeira edição do ano do projeto Universidade Cidadã levou grande público à Praça da República, às Faculdades Integradas de Jaú e à Escola Estadual do Jardim dos Pires, no último sábado (10). Nestes três espaços, alunos e professores dos cursos de graduação das FIJ interagiram com a comunidade e apresentaram projetos de extensão.

Na praça, a atividade aconteceu em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo. A programação teve especial atenção para as mulheres. No local, interessadas em participar do curso Promotoras Legais Populares puderam se inscrever para o projeto, que capacita mulheres a respeito de direitos, deveres e participação cidadã.

Alunos do curso de Educação Física convidaram a população a se mexer – uma tabela de basquete foi colocada na praça; estudantes de Enfermagem aferiram pressão arterial e passaram noções de prevenção de doenças; empreendedorismo foi o tema do estande de Administração – na Farmácia, os discentes falaram sobre os riscos da automedicação; Psicologia apresentou o “violentômetro” - escala de violência contra as mulheres, distribuído na forma de marcador de livros. No Direito, a prática jurídica teve destaque, enquanto o curso de Biomedicina foi apresentado aos frequentadores. Tudo devidamente registrado pelos cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Nas FIJ, os cursos de Letras e Pedagogia inscreveram os interessados em participar do programa de acompanhamento pedagógico – o reforço escolar em português e matemática.

Já na escola do Pires, os estudantes de Educação Física promoveram interação com a comunidade local.

Ao longo do ano, outras edições do Universidade Cidadã devem acontecer.