Oficina sobre marketing multinível no primeiro dia da Jornada

Postado por Isis Crispin Spirandelli em 17/05/2018

Uma das atividades do primeiro dia da Jornada da Comunicação 2018 das Faculdades Integradas de Jaú foi uma oficina sobre marketing multinível com a naturóloga Bruna Araújo. Pós-graduada em psicossomática.

O conceito de marketing multinível (MMM) teve origem nos EUA por volta de 1940 e, ao longo dos anos, foi adaptando-se até consolidar-se no modelo conhecido atualmente. O MMN, como também e conhecido, é um sistema comercial de distribuição de bens ou serviços em que os ganhos podem advir da venda efetiva dos produtos ou do recrutamento de novos vendedores.

Ao longo do bate-papo Bruna fez diversos questionamentos aos alunos a respeito de carga horária, excesso de trabalho e pouco tempo de qualidade, questões que a fizeram refletir e dar início à sua carreira com o marketing.

A princípio ela apresentou dados acerca do marketing de relacionamento, o qual, nos Estados Unidos, tem um reflexo expressivo na economia, sendo responsável por 27% do PIB americano. No Brasil, o conceito ainda está em expansão, um a cada 44 brasileiros estão envolvidos com esse tipo de negócio, enquanto nos EUA o número é de um a cada 15 indivíduos.

Durante a palestra Bruna também explanou sobre o mercado de trabalho e a influência do marketing multinível dentro do novo modelo de trabalho que surgiu a partir das novas tecnologias, motivando os alunos ao dizer que eles haviam escolhido uma área na qual, mesmo em transformação, os profissionais não podem ser substituídos por máquinas.

A palestrante também realizou atividades práticas com os alunos, a fim de fazer com que os mesmos assimilassem o conteúdo e fizessem reflexões acerca dos assuntos abordados.

Ao final, ela convidou os estudantes de comunicação a dividirem-se em grupos e realizarem pequenas “comemorações” com fatos dos quais eles se sentiam orgulhosos. Ela afirma, com base em estudos, que a comemoração faz com que as pessoas consigam chegar a seus objetivos, atraindo para si “energias positivas”.

A cobertura da Jornada de Comunicação está sendo feita pelos alunos do quarto ano de jornalismo com textos, postagens e transmissões ao vivo. A atividade faz parte da proposta da disciplina de Jornalismo Digital, ministrada pelo professor Vinicius Carrasco.

A Jornada continua até sexta-feira, 18. Confira a programação e a cobertura completa.

Texto: Enaê Sant'Anna