FIJ promovem Semana da Consciência Negra


Postado por João Guilherme D'Arcadia em 05/11/2018


As Faculdades Integradas de Jaú realizam entre os dias 5 e 9 de novembro a 3a edição da Semana da Consciência Negra, durante a qual a comunidade acadêmica e a sociedade discutem temas referentes ao combate à discriminação, à busca pela igualdade, entre outros temas.

Nesta segunda-feira (5), às 19h, no anfiteatro, o debate “Reflexão sobre o Racismo Brasileiro” contará com as presenças de Priscila Fonseca, membro do Coletivo Raízes do Baobá e do grupo de estudos sobre a mulher negra no Brasil, e Maria Augusta Luis Antonio, pós-graduada em pedagogia para docência e monitora de educação profissional no Senac de Jaú.

Na terça (6), o jornalista Alan Tomaz de Andrade, pesquisador das relações raciais no Brasil e militante do movimento negro e LGBT, discute o tema “Negritude, (Re) existências e autocuidado em tempos de ódio”, também às 19h, no anfiteatro. Às 20h30, o projeto “A Rua é Nossa” faz apresentação cultural no pátio do bloco marfim.

A enfermeira Janete Silveira, pós-graduada em nefrologia e docência em enfermagem, fala sobre “Doenças com maior Incidência na População Negra”, a partir das 19h de quarta-feira (7). No dia seguinte, às 19h, a psicóloga pós-graduada em saúde mental e atenção psicossocial e em gestão de pessoas e coaching, Jussara Felipe, aborda o tema “Resgate de Nossa Identidade”, no anfiteatro. No intervalo das aulas (20h30), haverá a performance “Afasta de mim esse cale-se”, com Liza Carpe.

Na sexta-feira (9), encerrando a programação, os alunos do segundo ano do curso de Publicidade e Propaganda apresentam a exposição “1 imagem x 1.000 palavras”, a partir das 21h.

Todas as atividades são abertas ao público.