Com muitas atrações, quarto dia marca o fim da Jornada da Comunicação 2017

Postado por Estela Capra em 19/05/2017

Dentre diversos convidados e ex-alunos que participaram de palestras, mesas redondas, oficinais e bate-papos, as Faculdades Integradas de Jaú promoveram no último dia do evento a palestra "Fake News e o ruído na comunicação midiática". A discussão contou com as participações de Ana Karina Victor (Comércio do Jahu), João Jabbour (Jornal da Cidade) e Dino Magnoni (UNESP/Bauru). Eles abordaram e discutiram aspectos sobre a posição da mídia enquanto reprodutora de informações falsas, seja no jornal impresso, radiofônico, televisivo ou digital. De acordo com eles o papel do jornalismo é checar as informações e noticiar o fato da maneira correta.

A palestra “Google: como aliar tecnologia e educação?” contou com a presença do educador José Dutra de Barros Neto, que apresentou a plataforma Google e suas utilizações aos alunos presentes, focando na forma de uso da plataforma Google for Education. O palestrante abordou as ferramentas dessa aplicação, além de dispositivos criados pela empresa americana voltados para a educação e seu desenvolvimento, mostrando como a atividade educativa se fortalece com o uso das ferramentas da Google for Education através de vídeos que mostram o exemplo de uma instituição de ensino localizada na cidade de São Paulo que se utiliza das facilidades da plataforma.

Já o professor Silvio Saraiva Júnior comandou ao longo da noite um cineclube no qual foi exibido o filme “O Quarto Poder”, que comemora vinte anos de lançamento. Em seguida começou a discussão que levantou questões sobre relações da mídia na década de 90 e nos dias de hoje. O debate chegou à conclusão de que a mídia se alterou ao longo do tempo, mas manteve aspectos fundamentais.

A Jornada também teve a participação de duas assessoras de imprensa: Ariane Urbanetto Andrioli (Hospital Amaral Carvalho) e Tamara Urias (UNIMED Jaú). Elas trataram do que é assessoria de imprensa e, junto aos alunos presentes no bate-papo, apresentaram a relação entre empresa e público promovida por assessores. Elas ainda afirmaram que todo material deve ser realizado com respeito e análise para conter uma boa qualidade, além de desenvolver trabalhos com responsabilidade social.

O último dia ainda contou com as oficinas “Canva.com: facilitando a produção de layouts”, ministrada por Nathaly Barbieri Marcondes Cesar e “Comunicação não violenta e novas abordagens jornalísticas”, comandada por João Guilherme D´Arcádia, além da palestra “Marcas com personalidade: a importância do conceito na criação de conteúdo online e off-line”, apresentada por Mikael Corrêa.

Bárbara Milani, Beatriz Zebini, Lucas Porfírio e Luiz Guilherme Romagnoli
Estudantes do 4º ano de Jornalismo das Faculdades Integradas de Jaú