Clínica-Escola de Psicologia



A Clínica-Escola consiste num espaço onde disponibiliza-se atendimento psicológico e psicopedagógico pelos alunos do 4° e 5° ano do curso de Psicologia e pelos pós-graduandos do curso de Psicopedagogia das FIJ. O atendimento é aberto a toda comunidade, para crianças a partir de 6 anos de idade, adolescentes, adultos e idosos e é totalmente gratuito. O horário de funcionamento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 21h, de sexta-feira das 08h às 18h e  de sábado das 8h às 12h. Crianças e adolescentes com menos de 18 anos devem vir acompanhados dos responsáveis.

Os pacientes chegam até a clínica encaminhados de diversos lugares (Conselho Tutelar, SUS, profissionais da área da saúde), ou procuram pelo serviço espontaneamente. Não é obrigatório a apresentação de um encaminhamento.

A Clínica-Escola das FIJ objetiva tanto cumprir o papel social da Instituição de Ensino Superior como contribuir para as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos discentes. Além da difusão da produção de conhecimento, as propostas de intervenção da Psicologia para a comunidade devem visar um compromisso com a saúde e o bem-estar da população.

Primeiramente, o(a) interessado(a) deve comparecer à clínica para preencher uma ficha de pré-triagem, na qual informará seus dados pessoais. Num segundo momento, o(a) interessado(a) será contatado por meio da secretaria da Clínica-Escola para ser atendido, já que frequentemente existe uma lista de espera.

Em casos de urgência/emergência, há o serviço de Plantão Psicológico, no qual o paciente terá acesso a um primeiro atendimento de urgência, com direito a mais três retornos. Nesse serviço, assim que o paciente se apresenta, já recebe atendimento à medida que tiver um plantonista disponível. E assim, retornará por mais três vezes, no mesmo dia e horário em que já foi atendido. Todos os dias há plantonistas em diversos horários.

Os atendimentos fixos são oferecidos semanalmente e os estagiários contam com a supervisão clínica de seus professores. São orientados dentro de três abordagens: Terapia Cognitivo-Comportamental, Fenomenológica-Existencial e Sistêmica.

         

Descrição dos serviços oferecidos:

ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS

Triagem: é uma coleta de dados sobre o histórico do paciente que possibilitará nortear o encaminhamento do paciente para a modalidade de atendimento mais apropriada para seu caso.

Psicodiagnóstico: é uma coleta de dados sobre o histórico do paciente, acompanhado de aplicação de instrumentos avaliativos que possibilitarão traçar uma hipótese diagnóstica sobre o caso e encaminhá-lo se necessário para outra modalidade de atendimento e/ou encaminhamentos externos.

Plantão Psicológico: é um atendimento de urgência/emergência oferecido ao paciente que apresenta essa demanda.

Psicopedagogia: é um atendimento oferecido aos pacientes com queixas de dificuldade de aprendizagem, no qual realiza-se apenas avaliação sobre o caso.

Atendimento individual fixo: O paciente é atendido individualmente, de acordo com uma abordagem terapêutica, toda semana num determinado dia e horário pré-definido.
 

ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS EM LUDOTERAPIA

Atendimentos individuais e grupais com crianças em Psicologia ou Psicopedagogia: os atendimentos são oferecidos na sala de ludoterapia, que oferece instrumentos terapêuticos infantis. Podem ser realizados individualmente durante os atendimentos fixos ou em grupos de crianças caso houver demanda.
 

ATENDIMENTOS DE CASAIS E FAMÍLIAS

Os atendimentos englobam casais e/ou famílias que apresentam queixas indicativas para esse tipo de atendimento.
 

ATENDIMENTOS GRUPAIS

Grupo de Orientação Profissional: grupo de pacientes que procuram por orientação profissional, na qual métodos terapêuticos e instrumentos avaliativos nortearão a escolha profissional de cada paciente.

Grupo de crianças com queixas comportamentais: grupo formado por crianças que apresentam queixas comportamentais apresentadas pelo responsável. Os participantes deste grupo são as crianças acompanhadas pelo responsável, no qual terão acesso a um trabalho terapêutico que beneficiará a todos.

Grupo de orientação aos pais de crianças autistas: esse grupo é formado por   responsáveis de crianças/adolescentes autistas, no qual receberão apoio e orientação relativa à demanda.

Obs.: outros grupos poderão ser formados à medida que tiver demanda e necessidade de tal.

O coordenador do curso de Psicologia das FIJ é o professor Marcel Henrique Bertonzzin. A coordenadora da Clínica-Escola é a professora Adriana Campos Meiado e a  responsável técnica pela clínica é a psicóloga Ana Paula Gasparotto Paleari.

O telefone de contato da Clínica-Escola é o (14) 2104-3339.  O horário de funcionamento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 21h, de sexta-feira das 08h às 18h e  de sábado das 8h às 12h. Mais informações pelo e-mail clinicapsico@fundacaojau.edu.br