Pós-graduação em Saúde Mental para equipe multidisciplinar




Na crescente estabilização de Jaú como um polo de excelência em saúde, o curso de pós-graduação Saúde Mental para Equipe Multidisciplinar visa proporcionar ao profissional da saúde os fundamentos necessários para identificar e lidar apropriadamente com as doenças mentais numa visão biopsicossocial de cuidado.

Em 2001 a Organização Mundial da Saúde1 reforça a importância do cuidado psíquico quando publica suas recomendações para o enfrentamento do adoecimento psíquico, sendo a primeira delas a preparação da equipe de atendimento primário. Dados do Ministério da Saúde apontam que 3% da população geral brasileira sofrem com transtornos mentais graves e persistentes, 6% apresentam transtornos psiquiátricos graves decorrentes do uso de álcool e outras drogas e 12% necessitam de algum atendimento, seja ele continuo ou eventual2.

Nesta pós-graduação o profissional terá acesso aos fundamentos da atenção em saúde mental no Brasil em seus diversos aspectos: saúde mental do trabalhador, família e saúde mental, uso de álcool e outras drogas, dentre outros.

Sendo impossível negar que as questões subjetivas permeiam quaisquer problemas de saúde e estão presentes em todas as relações terapêuticas e pensando em saúde como bem-estar em três áreas (biopsicossocial), é necessário que o profissional, desde a atenção básica até os procedimentos de alta complexidade e com destaque para os CAPS, saibam identificar, cuidar e encaminhar também os casos de sofrimento psíquico.

Ainda na saúde pública, a Organização Mundial de Saúde e o Ministé- rio da Saúde estimam que quase 80% dos usuários encaminhados aos profissionais de saúde mental não trazem, a priori, uma demanda específica que justifique a necessidade de uma atenção especializada3.

Após o curso, os profissionais serão capazes de identificar queixas relativas a sofrimento ou adoecimento psíquico, promovendo escuta qualificada ou encaminhando para serviços especializados. O desenvolvimento da capacidade de detectar depressão, pânico, dependência química, transtornos alimentares, dentre outros, sem uma “psiquiatrização” ou “medicalização” infundada, é de fundamental importância tanto para o profissional da saúde privada como da pública.

 

Público-alvo: Psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais

 

Exigências para matrícula: Cópia do RG e CPF • cópia da certidão de nascimento ou de casamento • cópia do diploma ou certificado de conclusão de curso • cópia do histórico escolar • 2 fotos 3X4 • Curriculum Vittae simples • cópia do resgistro no respectivo Conselho


 

Estrutura Curricular

MODULO 1 – SAÚDE MENTAL E POLITICAS PÚBLICAS

 

Relações histórico-sociais da Saúde Mental – Carga Horária 20h/a

A história da saúde mental através dos tempos; Idade Antiga; O Período Medieval; Idade Moderna; Idade Contemporânea. Saúde Mental no Brasil; Fatos Marcantes da História da Saúde Mental no Brasil; Reforma Psiquiátrica; A luta antimanicomial nos anos 90.

 

Metodologias de ensino: Aulas dialógicas, Problematização.

Metodologias de avaliação: Avaliação formativa e somativa

 

Políticas Públicas e Saúde Mental - Carga Horária 20h/a

Políticas Públicas de Saúde Mental e Sistema Único de Saúde – SUS; Sistema Único de Saúde (SUS) e o direito à saúde pública; Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); Os CAPS e a rede básica de saúde; Saúde mental na estratégia de saúde da família.

 

Metodologias de ensino: Aulas dialógicas, Problematização.

Metodologias de avaliação: Avaliação formativa e somativa

 

Família e o campo da Saúde mental e Atenção Psicossocial – Carga Horária 20h/a

Trabalho conjunto entre a rede de saúde e a família; Grupos familiares na atenção básica; O programa Saúde da Família;

 

Metodologias de ensino: Aulas dialógicas, Problematização.

 

Saúde Mental do Trabalhador – Carga Horária 20h/a

O trabalho e a condição do trabalhador; O neoliberalismo e suas consequências para a saúde mental; Desemprego e adoecimento;

 

Metodologias de ensino: Aulas dialógicas, Problematização.

 

A Ética e Bioética e a Interdisciplinaridade na Atenção Psicossocial - Carga Horária 20h/a

Conceitos de ética, moral e direito. Evolução e modelos explicativos em bioética. Comitês de ética e a relação profissional-paciente, a privacidade e a confidencialidade. Responsabilidades institucionais do trabalho em saúde e a autonomia profissional. Ética no trabalho em equipe.

 

Metodologias de ensino: Aulas dialógicas, Problematização.

Metodologias de avaliação: Avaliação formativa e somativa

 

MÓDULO 2 – EDUCAÇÃO E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

 

Desenvolvimento Humano e Saúde Mental - Carga Horária 20h/a

Aspectos biopsicossociais do desenvolvimento humano; A teoria do apego; Traumas e suas consequências; A transgeracionalidade;

 

Metodologias de ensino: Aulas dialógicas, Problematização.

 

Psicofarmacologia - Carga Horária 10h/a

Introdução à psicofarmacologia; O paciente e o uso dos medicamentos; O que a droga faz com o organismo; Antidepressivos; Interações medicamentosas; Tipos de interações; Antipsicóticos; Psicoestimulantes; Anticonvulsivantes na prática clínica interdisciplinar; Psicoterapia e Psicofármacos.

 

Metodologias de ensino: Aulas dialógicas, Problematização.

 

Abordagem Psicossocial ao Uso do Álcool e Drogas - Carga Horária 20h/a

Concepções científicas acerca do uso de álcool, drogas e dependência; A estigmatização do dependente químico; Estratégias multiprofissionais para dependentes e codependentes.

 

Metodologias de ensino: Aulas dialógicas, Problematização.

 

Oficinas Terapêuticas na Reabilitação Psicossocial de Usuários de CAPS - Carga Horária 10h/a

Os efeitos das oficinas na família; O aumento de habilidades e a criatividade; Rompimento do isolamento e inserção social;

 

MÓDULO 3 – METODOLOGIA E PESQUISA EM SAÚDE

 

Metodologia do trabalho científico - Carga Horária 20h/a

O método de pesquisa científico; Estrutura, normas, organização e apresentação de resultados de pesquisa;

 

Metodologia do Ensino Superior - Carga Horária 10h/a

Educação e metodologia no pensamento pedagógico brasileiro; Educação, Didática e Metodologia no pensamento pedagógico brasileiro; Finalidades do ensino superior; Ametodologia como ato político; A metodologia como opção política: reprodução ou transformação?; Visão histórica da metodologia de ensino na universidade; Plano E Planejamento de Ensino, Execução e Avaliação.

 

Metodologias de ensino: Aulas dialógicas, Problematização.

Metodologias de avaliação: Avaliação formativa e somativa

 

MÓDULO 4 – EQUIPE MULTIPROFISSIONAL E TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS

 

Transtorno de Personalidade – 20h/a

Ementa: Conceito de Personalidade. Características clínicas, etiologia, classificações diagnósticas, curso, prognóstico e tratamento dos Transtornos de Personalidade. Critérios diagnósticos de acordo com a CID-10 e DSM-5.

 

Transtornos Parafilícos, Disfunções Sexuais e Disforia de Gênero – 10h/a

Características clínicas, etiologia, classificações diagnósticas, curso, prognóstico e tratamento. Novas classificações de acordo com o DSM-5.

 

Transtornos Psiquiátricos do Idoso – 10h/a

Características clínicas, etiologia, classificações diagnósticas, curso, prognóstico e tratamento. Critérios diagnósticos de acordo com a CID-10 e DSM-5. Demência e Alzheimer.

 

Transtornos de Ansiedade – 20h/a

Conceito de Ansiedade. Principais transtornos de Ansiedade: Transtorno de Pânico, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Fobias e Transtorno Obsessivo Compulsivo.Características clínicas, etiologia, classificações diagnósticas, curso, prognóstico e tratamento. Critérios diagnósticos de acordo com a CID-10 e DSM-5.

 

 

Transtornos de Humor – 20h/a

Principais transtornos de Humor: Mania, Transtorno Depressivo e Transtorno Bipolar do Humor. Características clínicas, etiologia, classificações diagnósticas, curso, prognóstico e tratamento. Critérios diagnósticos de acordo com a CID-10 e DSM-5.

 

 

 

Transtornos Psiquiátricos na Infância – 20h/a

Especificidades do atendimento à criança em Saúde Mental. Principais transtornos psiquiátricos na infância. Orientação dos familiares/responsáveis acerca do manejo dos principais quadros psicopatológicos na infância e adolescência. Características clínicas, etiologia, classificações diagnósticas, curso, prognóstico e tratamento. Critérios diagnósticos de acordo com a CID-10 e DSM-5.

 

Esquizofrenia e Transtornos Psicóticos – 20h/a

Psicose, delírios e alterações da percepção. Esquizofrenia: características clínicas, etiologia, classificações diagnósticas, curso, prognóstico e tratamento. Critérios diagnósticos de acordo com a CID-10 e DSM-5. Manejo clínico de pacientes com Esquizofrenia. Psicose, delírios e alterações da percepção.

 

Transtornos da Alimentação – 10h/a

Principais transtornos de Alimentação: Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa e Comer Compulsivo. Características clínicas, etiologia, classificações diagnósticas, curso, prognóstico e tratamento. Critérios diagnósticos de acordo com a CID-10 e DSM-5. Manejo clínico de pacientes com Transtornos da Alimentação no contexto da atuação em Saúde Mental.

 

MÓDULO 5 – PROGRAMAS E PRÁTICAS MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE MENTAL

 

 

Abordagem e Intervenção em Urgências Psiquiátricas – Carga Horária 20h/a

Caracterização das situações de urgência e emergência em saúde mental e dependência química. Avaliação e intervenções no pronto-atendimento. Planejamento de intervenções voltadas a crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social.

 

Metodologias de ensino: Aulas dialógicas, Problematização.

Metodologias de avaliação: Avaliação formativa e somativa

 

Práticas Clínicas na Atenção Psicossocial I e II – Carga Horária 20h/a

A problematização do modelo biomédico para o tratamento em saúde mental; Funcionamento, organização e potencialidades dos CAPS; Estigmatização e adoecimento no discurso de profissionais;

 

MÓDULO 6 – TRABALHO DE PESQUISA

Atividade de pesquisa e Artigo – Carga Horária 30h/a

Elaboração de pesquisa e artigo sobre tema afim a ser determinado.

1OPAS/OMS. Saúde mental: nova concepção, nova esperança. Genebra: OMS; 2001

2BRASIL. Ministério da Saúde. SAS/DAPE. Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. Saúde Mental em Dados - 4, Ano II, nº 4,agosto de 2007. Brasília, 2007. Informativo eletrônico de dados sobre apolítica nacional de saúde mental.

3FIGUEIREDO, M. D.; CAMPOS, R. O. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 32. n. 78/79/80, p. 143-149. jan./dez. 2008



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   Grade de horários

   Salas das turmas

1º ano - Sala 14 - Bloco Verde

2º ano - Sala 13 - Bloco Verde

3º ano - Sala 02 - Bloco Verde

4º ano - Sala 06 - Bloco Verde

5º ano - Sala 09 - Bloco Verde








Fique por Dentro


 Titulação

Especialista

 Duração / Semestres

360 horas

 Período

Aulas de 2 a 3 sábados por mês

 Investimento

15x R$ 329,00


 Coordenador

Marcel Henrique Bertonzzin

 Corpo Docente

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