5af268251ee4ff416587d78a36460172.jpg

DIREITO




Titulação: Bacharelado
Duração: 10 Semestres
Período: Noturno 
Coordenador(a): Profª Ma. Juliana Zacarias Fabre Tebaldi

O Curso de Direito das Faculdade Integradas de Jaú é um dos mais tradicionais curso do interior do Estado de São Paulo. Sua aula inaugural ocorreu no ano de 1996, no dia 11 de agosto, data em que se celebra o Dia do Advogado, em memória da criação das duas primeiras faculdades de Direito do país no ano de 1827.

Desde então, o curso de Direito mantém a tradição em formar bacharéis em Direito com sólida formação humanística, técnico-jurídica e prático-profissional.

Seu corpo docente é altamente qualificado, titulado e com ampla experiência profissional. Para a consolidação de seu projeto pedagógico, conta com Núcleo de Prática Jurídica, Núcleo de Extensão de Assuntos Comunitários e Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica. 

Estas características garantem um curso com qualidade reconhecida pelo MEC e com excelentes índices de aprovação no Exame de Ordem e concursos públicos.

TCC

O trabalho de curso, conforme disposto no artigo 10, da Resolução CNE/CES nº 9, de 29 de setembro de 2004, é obrigatório para a conclusão do curso de bacharelado em Direito.

Consiste na elaboração de uma pesquisa individual, sob a orientação de professores escolhidos livremente pelos alunos, a qual deverá ser submetida a uma banca de avaliação, sendo necessária, para aprovação, a obtenção de nota não inferior a 6,0 (seis pontos).

Além de ser componente curricular obrigatório para aprovação, o trabalho de curso possibilita ao aluno aprofundar sua pesquisa na área de interesse, pois a escolha do tema é livre dentre todos os ramos do Direito.

A disciplina é indispensável para elaboração de um trabalho de curso consistente. O aluno deverá percorrer um caminho composto de várias etapas, desde a escolha do tema e do orientador, até o cumprimento integral de suas obrigações com a aprovação final pela banca examinadora.

A consulta a referências bibliográficas é indispensável, devendo o aluno contar não somente com obras básicas, mas também com doutrinas específicas sobre o tema escolhido, artigos publicados por revistas especializadas, além de publicações disponibilizadas pela rede mundial de computadores.

Ponto importante a ser observado na elaboração do trabalho de curso é o desenvolvimento de pesquisa elaborada pessoalmente pelo aluno, já que a existência de plágio não será tolerado pela instituição, resultando na imediata reprovação do aluno.

O trabalho de curso não deve, portanto, ser interpretado somente como um componente obrigatório, mas também como meio de evolução e aprendizado com a pesquisa, a qual será fundamental para o desempenho da profissão jurídica.

Regulamento do Trabalho de Curso

Roteiro Básico para Elaboração de Trabalhos Científico-acadêmicos

Modelo pré-projeto TCC