Voltar | NIPIC



GRUPOS DE ESTUDO E PESQUISA INSTITUCIONAL

 

GRUPO DE PESQUISA EM SAÚDE– GPS (2017.00.42.02)

Linha de Pesquisa: Aptidão física e composição corporal em crianças e adolescentes

Breve descrição: O grupo desenvolve discussões e estudos sobre o nível de aptidão física, prática de atividade física e da composição corporal de indivíduos de 8 a 17 anos de idade. Abordando as relações entre as variáveis de pesquisa e dos seus métodos de aferição: aptidão Física, nível de prática de atividade física e composição corporal.

Líderes: Ademir Testa Junior (Docente – Educação Física/FIJ) e Guilherme Augusto Martines (Docente – Educação Física/FIJ)

Contato Principalademirtj@gmail.com

 

NOVAS TECNOLOGIAS, DIREITO E SOCIEDADE – NTDS (2018.00.51.01)

Linha de Pesquisa: Acesso à Justiça, Sociedade, Informática e Sustentabilidade

Breve Descrição: O grupo visa discutir e compreender quais as oportunidades e desafios tecnológicos presentes e futuros a serem enfrentados tanto por empresas públicas e privadas, inclusive, pelo Poder Estatal em sua tríplice vertente (Executivo, Legislativo e Judiciário), visando a formulação de estratégias para um desenvolvimento social sustentável.

Líderes: Vanderlei de Freitas Nascimento Junior (Docente – Direito/FIJ), Rossana Tereza Mergulhão (Docente – Direito/FIJ); Vinício Carrilho Martinez (Advogado e Docente - UFSCar).

Contatos Principaisvanderlei.adv.jau@hotmail.comcurionijus@uol.com.br

Acessar

 

ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM SAÚDE

Linha de Pesquisa: Voz, Audição, Linguagem, Qualidade de vida, Funções orofaciais, Anatomia Humana aplicada, Neurociências e Aprendizagem, Alternativas de fixação ao Formol, Métodos e estratégias para o ensino-aprendizagem em saúde.

Breve Descrição: O grupo tem por finalidade o desenvolvimento de discussões e pesquisas em saúde com caráter interdisciplinar. Nessa perspectiva, saberes de diferentes áreas se complementam visando o adequado entendimento das condições de saúde e intervenção junto aos indivíduos e populações.

Líderes: Adriane Lopes, Giovanna Castilho Davatz Lopes

Contato Principal: drinurse@hotmail.com,gia_davatz@yahoo.com.br

 

FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO (2017.20.21.01)

Linhas de Pesquisa: Metodologia de Ensino, Tecnologia de Ensino, Políticas para a Educação.

Breve Descrição: O grupo de pesquisa discute a ação de ensinar e aprender, com foco na ação docente, abordando estudos teórico-práticos, de forma reflexiva, bem como nos princípios da gestão escolar em suas variadas possibilidades (coordenação, direção, supervisão).

Líder: Wanderlei Sebastião Gabini

Contato Principalwgabini@uol.com.br

 

SUBGRUPO: Formação de Professores como uma tarefa intencional, consciente e social, legitimadora na pesquisa e ação (2020.00.21.01)

Linhas de Pesquisa: Formação Docente na Educação Superior, Formação Docente que possibilita uma produção inovadora para o profissional da educação, Estudos teóricos que envolvem a habilidade social do formador.

Breve Descrição: Desenvolver estudos sobre aprendizagem, trajetórias e saberes docentes na Educação Superior. Vincular às práticas educativas desenvolvidas na formação inicial e a estudos teóricos de base que envolve a habilidade social do formador. Nesta linha investigativa são desenvolvidas pesquisas na área da formação de professores, envolvendo a especificidade do Ensino Superior, com enfoque, principalmente, na trajetória histórica dos saberes docentes.

Líder: Lúcia Helena Ormelese de Barros

Contato Principal: bilubarros05@gmail.com