Enem 2017 será realizado em dois domingos de novembro

ee35fd1801463018b17c8519e9208d93.png
Por: Postado em: Março 09, 2017
Prova será nos dias 5 e 12 de novembro

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (9) que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano serão realizadas em dois domingos consecutivos do mês de novembro, dias 5 e 12, e não em um único final de semana como era feito nos anos anteriores.

A mudança foi feita após o resultado da consulta pública realizada entre os dias 18 de janeiro e 17 de fevereiro apontar que 63,70% dos 600 mil participantes preferiam que a avaliação seja em realizada em dois dias. Entre as opções, a mais votada foi para que ocorresse em dois domingos.

Além dessa mudança, o MEC divulgou que os cadernos de prova e cartão de respostas serão personalizados com nome e número de inscrição de cada participante. Além disso, a redação passa a ser cobrada no primeiro dia do exame.

A partir deste ano, o Enem não valerá como certificado do ensino médio e o desempenho por escola não será divulgado. Outra novidade é quanto ao tempo adicional para atendimento especial na prova. Os estudantes que necessitarem deste tempo devem solicitar já no ato da inscrição.

Quanto a isenção da taxa de inscrição, pessoas que tiverem cadastro no CadÚnico (programa do Governo Federal com banco de dados sobre famílias carentes do país) não pagam a inscrição. Estudantes que conseguirem a isenção, não comparecerem no dia da prova e não justificarem a ausência perdem o direto do benefício no próximo ano.