Ex-aluna de psicologia das FIJ é qualificada no mestrado na UFSCAR


Postado por Lucas Dorta em 01/10/2017


A ex-estudante de psicologia das Faculdades Integradas de Jaú (FIJ), Marcela Mangili Esteves, que se formou na instituição em dezembro de 2014, foi qualificada no mestrado da UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos). O exame de qualificação aconteceu 18 meses após sua aprovação no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSCAR e a próxima etapa será a elaboração da dissertação e do artigo.

O estudo de Marcela Esteves tem como tema “Habilidades Sociais e Qualidade de Vida de Professores do Ensino Fundamental”, e a linha de pesquisa na qual ela está inserida tem o objetivo de analisar comportamentos sociais e processos cognitivos, principalmente, as relações interpessoais e habilidades sociais. “Conheci o campo das habilidades sociais na faculdade em um grupo de estudos ministrados pela professora e doutora, Elaine Cristina Gardinal Pizato, que foi uma grande inspiração e me apoiou muito junto com minha família e meu noivo, que ajudaram a tornar meu sonho realidade”, diz Marcela.

A conclusão do mestrado está prevista para março de 2018. Após o término desse ciclo de sua carreira acadêmica, Marcela Esteves pretende se dedicar à clínica de psicologia e atuar como professora, mas não descarta a possibilidade de atuar na área social, pelo fato de já ter trabalhado nesse campo. A ex-aluna das FIJ também é especializada em neuropsicologia e realizou trabalhos como coordenadora de programas sociais desenvolvidos pelo CRAS (Centro de Referência Social) de Dois Córregos.

O exame de qualificação é uma etapa obrigatória do mestrado em que a banca avalia se a metodologia aplicada na pesquisa, formulação das hipóteses e desenvolvimento do raciocínio lógico utilizado na análise dos resultados encontrados, estão adequados. No Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCAR, para realização do exame é de 18 meses após a data do início do mestrado e a banca também pode incluir um doutorando do último ano para contribuir com a avaliação e arguição.