FIJ - Faculdades Integradas de Jaú | Áreas e blocos


A Fundação está localizada em uma área de mais de 28 mil metros quadrados, e está dividida em nove grandes blocos: Azul, Vermelho, Violeta, Branco, Amarelo, Marfim, Verde, Bordô e Laranja, além de grandes áreas verdes, jardins e espaços de convivência. Nós nos orgulhamos de oferecer a melhor infraestrutura da região, qualidade que contribui com a formação pedagógica de nossos alunos.

Conheça um pouco mais sobre nossa estrutura e ambientes:

Vista noturna da Fundação
salas de aulas

Salas de Aulas

São mais de 50 salas de aulas destinadas à realização de atividades de ensino e aprendizagem. São equipadas com mesas e cadeiras confortáveis para os alunos, bem como um quadro branco, sistema de som, computador e datashow para projeção e apresentação de conteúdo. O professor fica à frente da sala e utiliza diferentes recursos didáticos, como livros, apostilas e materiais audiovisuais, para ensinar os conteúdos programáticos, além de experiencias praticas. A sala de aula é um espaço de troca de conhecimentos, é um ambiente de interação e diálogo, onde todos têm a oportunidade de participar e contribuir para o processo de ensino e aprendizagem.

Áreas de convivência

As áreas de convivência em uma faculdade são os espaços destinados ao encontro e ao lazer dos estudantes. São importantes para o desenvolvimento pessoal e social dos estudantes, pois promovem o contato e a interação entre eles e também oferecem opções de lazer e descanso durante os períodos de estudo. Confira!

Pátio central: com diversos canteiros de flores e árvores, tomadas conectadas a árvore solar para recarga de celulares e notebooks e um palco para apresentações, o pátio central é passagem para acesso aos demais blocos que compõe a Fundação.
Pátio do bloco Azul: local mais reservado e de silêncio, bem iluminado, com confortáveis bancos revestidos em madeira;
Pátio do bloco Branco: localizado entre a cantina e o bloco branco, local bem iluminado, com disponibilidade de tomadas para recargar de celulares e notebooks, pergolados e canteiros floridos.
Pátio dos Laboratórios de Informática: com acesso pelo corredor que leva até os laboratórios de informática este espaço foi criado para proporcionar integração entre a cantina principal e os laboratórios, é um espaço bem iluminado com bancos e canteiros floridos.
Pátio Bloco Marfim: nosso pátio coberto, local de encontro dos estudantes antes de terem o acesso às salas de aulas, também é utilizado para apresentações e eventos pontuais.
Paineira: Nossa paineira é um marco na nossa história, já centenária proporciona boa sombra em nossos jardins e gramados, ponto de encontro para aulas abertas, leituras e outras atividades.

pátio central
area de convivência bloco azul
vista do espaço entre a cantina e os laboratórios de informática
vista dp bloco branco
vista da painera
Biblioteca

Bibliotecas

Nossos alunos dispõem de duas bibliotecas físicas, uma localizada no bloco Laranja e outra no bloco Marfim, com amplo acervo acadêmico, lúdico e histórico.
Ao todo, são mais de 40 mil itens bibliográficos, entre livros, monografias, revistas e demais periódicos científicos, todos atualizados e sintonizados com as necessidades dos cursos de graduação. Nos últimos anos o acervo foi enriquecido com a aquisição de mais 4,6 mil itens.
A Fundação também possui um dos maiores repositórios históricos de Jaú, compostos por documentos antigos e por todo o acervo do jornal Comércio do Jahu, desde 1908. O material pode ser consultado pela comunidade, mediante agendamento prévio.
Em ambos os prédios estão disponíveis, mesas para estudo e reuniões em grupo, ambiente reservado para estudo individual, wifi e computadores.

Acessibilidade

As Faculdades Integradas de Jaú receberam investimentos para garantir a acessibilidade integral a todos os espaços da unidade. São diversas rampas adequadas às normas técnicas, corrimãos, guarda-corpos e também banheiros. Além disso, os blocos Branco e Marfim possuem elevadores para cadeirantes, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção acessarem os pavimentos superiores. Em paralelo às intervenções de acessibilidade, que garantem a integridade de alunos, professores e demais funcionários, todas as alas da Fundação contam com sistemas anti-incêndio. sinalização e luz de emergência.

Acessibilidade
Anfiteatro

Anfiteatro

Com capacidade para 120 pessoas sentadas, o anfiteatro da Fundação é um dos auditórios mais modernos de Jaú. O espaço é totalmente climatizado e iluminado de acordo com padrões técnicos de conforto para a audiência. Preocupação constante da Fundação, a acessibilidade também é diferencial do anfiteatro, dotado de rampas e assentos especiais. O palco possui iluminação independente e recursos audiovisuais. Salas laterais e corredor funcionam como camarins e áreas de apoio para espetáculos, mesas-redondas e outras atividades. O anfiteatro da Fundação é utilizado para apresentações teatrais, debates, workshops, assembleias, formaturas e aulas especiais. O uso é permitido mediante reserva prévia.

Complexo esportivo

A presença de um complexo esportivo em uma faculdade é muito importante, pois incentiva a prática de atividades físicas e esportivas entre os estudantes, o que pode contribuir para o bem-estar e saúde física e mental desses indivíduos. Além disso, esses complexos também são um ótimo lugar para os estudantes se socializarem e se divertirem, o que pode ser muito benéfico para o seu bem-estar emocional.
Na Fundação nossos alunos tem à disposição:
Ginásio poliesportivo, climatizado, que também é utilizado para eventos como formaturas e apresentações, o ginásio ainda possui uma academia de musculação;
Quadra poliesportiva coberta;
Campo Society, com grama sintética.

Complexo esportivo