FIJ firmam parceria com Centro de Ressocialização


Postado por Murilo Caetano em 16/04/2018


O curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Jaú firmou parceria pioneira no estado com o Centro de Ressocialização (CR), administrado pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). A medida vai abrir a possibilidade de estágio para alunos do curso de Psicologia, que é imprescindível para a sua conclusão.

Segundo o coordenador do curso de Psicologia da FIJ Marcel Bertonzzin, o trabalho dos alunos será primeiramente desenvolver ou reestabelecer condições para que o ressocializando possa ser reintegrado à sociedade com sucesso, reduzindo assim as taxas de reclusão. “No âmbito da psicologia trabalharemos com a reconstrução de vínculos familiares, com os projetos de futuro, com a consolidação das rotinas e valores que foram transmitidos durante seu período de reclusão”, diz Marcel. “Um trabalho que também se apresenta como possibilidade de intervenção do psicólogo está na reavaliação e resignificação de sua história e de suas escolhas, especialmente aquelas que o levaram à infrações criminais, buscando encontrar alternativas viáveis em seu contexto específico”.

Marcel ressalta que a psicologia pode trazer uma humanização maior para todos. “Todo o trabalho do psicólogo neste espaço visa a ressocialização integral do ressocializando e tem sempre como pano de fundo o acolhimento deste, seja em seus arrependimentos, sua raiva, seus projetos, sua solidão, etc”, completa. Marcel ainda afirma que no futuro, talvez seja possível estender este acolhimento também aos familiares dos apenados e funcionários da instituição.