Fundação Educacional Dr Raul Bauab - Notícias

PRÁTICA DE LABORATÓRIO DE FÍSICA REALIZADA COM OS OITAVOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Prática desenvolvida com os alunos para verificação dos movimentos com velocidades constantes


Por que não percebemos a Terra se mover?

Galileu Galilei quase foi para a fogueira porque dizia que a Terra estava em movimento. Isso contraria a sensação de imobilidade do planeta, afinal não sentimos esse movimento.

Se estivermos no interior de um ônibus, metrô, etc. sentimos a variação da velocidade, quando aceleram ou quando freiam, mas quando a velocidade permanece a mesma, constante numa estrada retilínea sem trepidações ou vibrações, não conseguimos perceber o movimento e tudo se passa como se estivéssemos parados. Se não olharmos para fora e não ouvirmos o som dos motores é impossível saber se estamos em movimento ou não. Portanto, quando o móvel desenvolve velocidade constante, podemos andar no seu interior sem desequilíbrios devido ao movimento.

Essa sensação fez a humanidade por centenas de anos pensar que a Terra estava imóvel no centro do Universo, a famosa Teoria Geocêntrica.

Para investigar esse tipo de movimento, essas questões foram apresentadas aos alunos e a prática realizada no laboratório de Física investigou as condições cinemáticas como variações de espaço, intervalos de tempo, proporcionalidade entre essas grandezas físicas e a constância da velocidade.

Outra análise interessante foi a dinâmica do movimento retilíneo uniforme, ou seja, as condições de forças, força resultante, para um movimento se processar sem acelerar nem frear.

Foram apresentadas questões práticas que permitem o entendimento do fenômeno movimento retilíneo uniforme e finalizamos com questões que são apresentadas em concursos vestibulares, segue no final a tabela que os alunos preencheram e as questões discutidas e resolvidas em grupo.

Texto: Professor Marcelo Rosella

Todas Notícias

Notícias Relacionadas