PRÁTICA DE LABORATÓRIO DE FÍSICA REALIZADA COM OS OITAVOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Prática desenvolvida com os alunos para verificação dos movimentos com velocidades constantes

Por que não percebemos a Terra se mover?

Galileu Galilei quase foi para a fogueira porque dizia que a Terra estava em movimento. Isso contraria a sensação de imobilidade do planeta, afinal não sentimos esse movimento.

Se estivermos no interior de um ônibus, metrô, etc. sentimos a variação da velocidade, quando aceleram ou quando freiam, mas quando a velocidade permanece a mesma, constante numa estrada retilínea sem trepidações ou vibrações, não conseguimos perceber o movimento e tudo se passa como se estivéssemos parados. Se não olharmos para fora e não ouvirmos o som dos motores é impossível saber se estamos em movimento ou não. Portanto, quando o móvel desenvolve velocidade constante, podemos andar no seu interior sem desequilíbrios devido ao movimento.

Essa sensação fez a humanidade por centenas de anos pensar que a Terra estava imóvel no centro do Universo, a famosa Teoria Geocêntrica.

Para investigar esse tipo de movimento, essas questões foram apresentadas aos alunos e a prática realizada no laboratório de Física investigou as condições cinemáticas como variações de espaço, intervalos de tempo, proporcionalidade entre essas grandezas físicas e a constância da velocidade.

Outra análise interessante foi a dinâmica do movimento retilíneo uniforme, ou seja, as condições de forças, força resultante, para um movimento se processar sem acelerar nem frear.

Foram apresentadas questões práticas que permitem o entendimento do fenômeno movimento retilíneo uniforme e finalizamos com questões que são apresentadas em concursos vestibulares, segue no final a tabela que os alunos preencheram e as questões discutidas e resolvidas em grupo.

Texto: Professor Marcelo Rosella