Oficina sobre marketing multinível no primeiro dia da Jornada

Uma das atividades do primeiro dia da Jornada da Comunicação 2018 das Faculdades Integradas de Jaú foi uma oficina sobre marketing multinível com a naturóloga Bruna Araújo. Pós-graduada em psicossomática.
O conceito de marketing multinível (MMM) teve origem nos EUA por volta de 1940 e, ao longo dos anos, foi adaptando-se até consolidar-se no modelo conhecido atualmente. O MMN, como também e conhecido, é um sistema comercial de distribuição de bens ou serviços em que os ganhos podem advir da venda efetiva dos produtos ou do recrutamento de novos vendedores.
Ao longo do bate-papo Bruna fez diversos questionamentos aos alunos a respeito de carga horária, excesso de trabalho e pouco tempo de qualidade, questões que a fizeram refletir e dar início à sua carreira com o marketing.
A princípio ela apresentou dados acerca do marketing de relacionamento, o qual, nos Estados Unidos, tem um reflexo expressivo na economia, sendo responsável por 27% do PIB americano. No Brasil, o conceito ainda está em expansão, um a cada 44 brasileiros estão envolvidos com esse tipo de negócio, enquanto nos EUA o número é de um a cada 15 indivíduos.
Durante a palestra Bruna também explanou sobre o mercado de trabalho e a influência do marketing multinível dentro do novo modelo de trabalho que surgiu a partir das novas tecnologias, motivando os alunos ao dizer que eles haviam escolhido uma área na qual, mesmo em transformação, os profissionais não podem ser substituídos por máquinas.
A palestrante também realizou atividades práticas com os alunos, a fim de fazer com que os mesmos assimilassem o conteúdo e fizessem reflexões acerca dos assuntos abordados.
Ao final, ela convidou os estudantes de comunicação a dividirem-se em grupos e realizarem pequenas “comemorações” com fatos dos quais eles se sentiam orgulhosos. Ela afirma, com base em estudos, que a comemoração faz com que as pessoas consigam chegar a seus objetivos, atraindo para si “energias positivas”.
A cobertura da Jornada de Comunicação está sendo feita pelos alunos do quarto ano de jornalismo com textos, postagens e transmissões ao vivo. A atividade faz parte da proposta da disciplina de Jornalismo Digital, ministrada pelo professor Vinicius Carrasco.
A Jornada continua até sexta-feira, 18. Confira a programação e a cobertura completa.
Texto: Enaê Sant'Anna