Um brinde à pesquisa

Por Bianca Zaniratto
Aquisição de conhecimento, expansão de network, incremento no rol de amizades não virtuais e melhoria da performance das papilas gustativas. Essas foram algumas das experiências proporcionadas pela primeira edição do Pint of Science Jaú, evento promovido de 20 a 22 de maio deste ano. Neste debut, a organização local já entrou de cabeça, com três bares parceiros e dois palestrantes por noite. Resultado: 18 encontros nos quais a ciência norteou as discussões, regadas à cerveja (reconfortante e gelada, diga-se de passagem!).
Esses 18 cientistas que se dispuseram a compartilhar, voluntariamente, suas noites, pesquisas e experimentos com o público em geral pertencem a seis instituições de ensino superior e/ou de pesquisa. São profissionais e professores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), Centro de Ensino e Pesquisa do Hospital Amaral Carvalho, Faculdade de Tecnologia (Fatec) Jaú, Faculdade FGP (Pederneiras), Faculdades Integradas de Jaú e Universidade Federal Uberlândia (UFU).
Do mesmo modo, os estabelecimentos parceiros – Barban Pub, Heir Beer e Shed Sport Bar - não titubearam em encarar o desafio de sediar o Pint of Science Jaú e colocaram estafe e estrutura à disposição, mesmo em dias que costumeiramente não funcionam, para que o evento pudesse acontecer.
O Pint of Science começou em 2012, em Londres, e tornou-se o maior congresso informal mundial. Este ano foi promovido em 24 países, simultaneamente, sendo que o Brasil é o campeão em adesão, com 85 cidades participantes. A ideia é disseminar ciência em um ambiente descontraído, com uma linguagem leve.
Em Jaú, a ideia surgiu em uma mesa de bar (melhor cenário impossível!). “O Pint of Science Jaú foi um desafio. Desses que a gente tem prazer em encarar. A ideia surgiu de uma conversa entre nós (eu, Bianca Zaniratto e Marcel Bertonzzin) em um dos nossos encontros semanais. Aprendemos que a ciência precisa ser mais divulgada na comunidade, as pessoas precisam ter acesso livre ao conhecimento e às produções científicas de sua região e que esse tipo de festival tem uma aceitação enorme da população e atrai a atenção dos leigos”, diz Renan Floret Turini Claro, um dos organizadores locais.
Engajamento
Vinculado à UFU, o jauense Jefferson Luis Ferrari, que é pesquisador na área de química, abraçou desde o primeiro momento o Pint of Science Jaú, e aproveitou a oportunidade para dividir seu conhecimento sobre nanotecnologia com familiares, amigos e colegas de Jaú.
Do mesmo modo, o grupo de docentes pesquisadores da Fatec também se mostrou prontamente entusiasta da iniciativa e participou com quatro pesquisas desenvolvidas na instituição. “Falar de pesquisa num ambiente diferente do acadêmico me assustou no início, mas foi incrível sentir o interesse das pessoas que estavam no bar pelo tema, pela palestra... participaram, fizeram perguntas... Jaú não é uma cidade tradicional em termos de ensino superior e pesquisa... então, fazer parte desse evento em nível internacional foi muito bacana! Fizemos história! Conversamos sobre ciência e tomamos cerveja sem que uma coisa atrapalhasse a outra, ao contrário! Experiência que levarei para a vida! Amei!”, afirma a professora doutora Cida Zem Lopes, da Fatec, que discorreu sobre o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem.
Colega de instituição de Cida, o professor doutor Jozrael Henriques Rezende falou aos ouvintes sobre árvores nativas e potencial econômico, assim como situação arbórea do município. “Foi uma experiência enriquecedora, diferente e única. É possível conciliar ciência com entretenimento. É possível traduzir a linguagem científica para a informalidade e torná-la atrativa a pessoas que não são da área. Tive uma receptividade muito boa após o evento. Estou muito feliz de ter participado.”
Como bem observa a carta-manifesto enviada pela coordenação nacional para todas as cidades que sediaram o PoS: “uma democracia é baseada em liberdade. Mas somente somos livres para escolher se temos acesso à informação”. E que venha, em 2020, a segunda edição do Pint of Science Jaú. Saúde e até lá!
Fotos: Divulgação