Professores do curso de Educação Física das Faculdades Integradas de Jaú lançam livro

Organizado pelo Prof. Dr. Ademir Testa Junior e intitulado: Conversas sobre a formação profissional em Educação Física, o livro busca refletir sobre o trabalho pedagógico na formação dos profissionais de Educação Física.
df44896119aa7a47674e9b1b3290aabe.jpg


Postado em: 25 de Julho, 2020


Prof. Dr. Ademir Testa Junior

O livro “Conversas sobre a formação profissional em Educação Física” foi construído a partir do entusiasmo da equipe de docentes do curso de bacharelado em Educação Física das Faculdades Integradas de Jaú (FIJ) somado às contribuições de docentes da UNESP/Bauru, na tarefa de refletir sobre o trabalho pedagógico na formação dos profissionais de Educação Física e compartilhar de forma escrita, algumas das suas experiências. O livro foi organizado pelo prof. Dr. Ademir Testa Junior e teve como autores a profa. Dra. Dagmar Hunger, prof. Dr. Evandro Antonio Corrêa, profa. Ma. Giovanna Castilho Davatz Lopes, prof. Me. Guilherme Augusto Martines, profa. Ma. Juliana Inhesta Limão Thiengo, profa. Ma. Mônica Delgado, profa. Dra. Paula Grippa Sant’Ana e prof. Dr. Renan Floret Turini Claro. A obra está composta por ideias das diversas áreas no campo da formação profissional em Educação Física, onde são contempladas dimensões como instrução, ensino, educação, objetivos, métodos e avaliação do processo pedagógico.

Os textos apresentam as diferentes relações que devem ser observadas entre a utilização das mídias atuais e o processo de construção e/ou transmissão do conhecimento em sala de aula. Os assuntos sobre a tecnização na formação e intervenção do profissional de Educação Física, a metodologia baseada em problemas, as percepções de aprendizagem motora e atividades rítmicas são discutidos de maneira clara e objetiva, não só no plano teórico, mas com sugestões de atividades práticas. O Lazer e a discussão sobre o ensino propedêutico e o profissionalizante também são abordados, sempre voltados à literatura atual. A Anatomia e a Bioquímica, apesar do seu caráter transversal na formação profissional, são muito bem discutidas neste livro. Assim é inevitável salientar que este trabalho representa o profissionalismo e o fervor que os autores têm e mantêm com o ensino e a evolução da Educação Física enquanto ciência e campo de intervenção. Afinal, a ciência embasa todas as suas intervenções profissionais e os problemas de intervenção movem a produção de conhecimento na área.

_________

Os interessados poderão adquirir o livro através do site: https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/34868-conversas-sobre-a-formacao-profissional-em-educacao-fisica


Notícias Relacionadas