Jornada proporciona contato com profissionais da área de comunicação
Evento termina nesta quinta com mais sete atividades

O terceiro dia da Jornada da Comunicação Social começou com a palestra apresentada pelos convidados Alexandre Azank, da TV Tem Bauru, e José Carlos Marques, da Unesp Bauru. O tema foi os “Desafios e perspectivas do jornalismo esportivo com a internet e novas mídias.”
José Marques iniciou com um traçado histórico dos veículos de comunicação, mostrando como era a cobertura de esportes antes de existir rádio e TV, até chegar nos dias de hoje com a internet. Há alguns anos, o individuo precisavam ir até a redação dos jornais para saber dos resultados dos jogos, já que ali ficavam expostos. Hoje, com as novas mídias fica mais fácil saber dos resultados, principalmente com o uso da internet que traz as informações quase que em tempo real.
Alexandre ressaltou que os veículos de comunicação devem se adequar às novas tecnologias, senão ficarão para trás. De acordo com o apresentador, os veículos devem ter criatividade para lidar com as novas mídias.
No mesmo horário, mas em outro ambiente, foi realizada a palestra “Estratégias e conteúdos para Negócios Digitais’. Ministrada por Guilherme Mazetto, autor do livro “O Executivo Digital”, a atividade apresentou ferramentas de negócio digital, criação de sites, com estratégias para atrair cada vez mais novos clientes, focando sempre na inteligência e, principalmente, no marketing e produção conteúdo.
Mazzeto tratou da utilização de ferramentas de outbound marketing, o processo de prospecção ativa de novos clientes, e o inbound ou marketing de atração possibilitado pelo boom das novas mídias sociais e que aumenta a visibilidade dos negócios, produz relevância para marcas e produtos, atrai clientes em potencial e incentiva diálogo e interação com o público.
Segundo Mazzeto, a primeira etapa do inbound marketing é atrair o potencial cliente por meio de um tráfego orgânico ou pago nas redes sociais. Em seguida, a estratégia é converter essas pessoas interessadas em cadastros ou leads, que numa etapa futura tende a fechar o negócio. Essas estratégias devem estar associadas a um dos grandes diferenciais hoje que está no conteúdo.
O palestrante destacou que o mercado no interior ainda está começando a descobrir as estratégias digitais, uma vez que algumas empresas ainda são resistentes ao investimento de marketing nessas mídias por estarem acostumados à publicidade e presença nas mídias tradicionais.
Mazzeto aconselhou os futuros profissionais de comunicação que busquem se reciclar, se informar sobre as novas estratégias e o mercado, procurem inovar e empreender no sentido de buscar ampliar as possibilidades de atuação no mercado, uma vez que o tempo todo estão surgindo novas formas de trabalhar a comunicação, o marketing e o relacionamento com os clientes.
“O Inbound marketing e o valor das marcas” também foi tema de mesa-redonda conduzida por Celso Eduardo Brandão Junior, Bruno Simon Sanches e Vinícius Ferreira, de uma agência de comunicação integrada de Jaú.
Os palestrantes mostraram o sistema de converter os leads em clientes, formas de encantar e fidelizar os clientes, ofertando conteúdo de valor.
Os três trouxeram cases para ilustrar esta nova tendência e apresentaram aspectos importantes sobre os resultados conquistados com o marketing digital.
Tatiana Sousa; Vânia Assis; Alan Tomaz; Camila Ramos
Estudantes do 4º ano de Jornalismo das Faculdades Integradas de Jaú