A Faculdade de Direito de Jaú mantém um Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica, sendo responsável pela realização, divulgação e orientação das pesquisas da graduação em Direito e áreas afins.

São objetivos do Núcleo: I – criar condições à produção científica e à pesquisa no Centro de Ciências Jurídicas; II – orientar docentes e discentes do curso de Direito e afins na confecção e andamento de projetos de pesquisa e iniciação científica; III – estabelecer parcerias com empresas, entidades do terceiro setor e órgãos de fomento; IV – debater políticas de pesquisa nacional, estadual, municipal e institucional; V – estimular a publicação dos resultados de pesquisa em eventos diversos da área; VI – propor e estimular projetos de pesquisa interdisciplinar.

A pesquisa é atividade desenvolvida pontualmente nas diversas disciplinas que compõem o currículo, mediante orientação dos respectivos professores, e de projetos específicos, desenvolvidos pelos docentes e pelos alunos do Curso. A permanente investigação, como atividade do Curso de Direito, objetiva complementar e questionar o saber, gerando também elaboração de trabalhos de cunho científico, bem como possíveis cursos de pós-graduação lato sensu.

Desta maneira, busca-se incentivar pesquisas que produzam novos conhecimentos e soluções para os problemas que afetam a sociedade, proporcionando ao aluno a possibilidade de atuar diretamente em temas de interesse local e nacional.

No Curso de Direito da Faculdade de Jaú, além dos docentes orientadores, há um professor doutor especialmente designado para proporcionar o incentivo à pesquisa junto aos alunos, assim como para fazer o acompanhamento dos trabalhos de pesquisa e de iniciação científica.