Faculdade Integradas de Jaú

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.


É um programa do Ministério da Educação criado pelo Governo Federal em 2004, que concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

A seleção dos candidatos é feita a partir da nota obtida no ENEM, não tendo nenhuma relação com os processos seletivos das instituições.

Maiores informações: http://siteprouni.mec.gov.br/

Quais são os requisitos para ser bolsista do Prouni?
Podem participar do Prouni os estudantes brasileiros que não possuam diploma de curso superior e que atendam a pelo menos uma das condições abaixo:

Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola;
Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
Ser pessoa com deficiência;
Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda.
Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Como funciona o processo seletivo do Prouni?
O processo seletivo do Prouni é composto por duas fases: processo regular e processo de ocupação das bolsas remanescentes.
No processo regular pode se inscrever o candidato que tenha participado da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano imediatamente anterior e que tenha obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas do Exame e nota acima de zero na redação.
No processo para ocupação das bolsas remanescentes pode se inscrever o candidato que:
Tenha efetuado inscrição, em todas as suas opções, em cursos com registro de não formação de turma no processo seletivo do Prouni referente ao primeiro semestre de 2014.

Seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, para os cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica; ou tenha participado do Enem, a partir da edição de 2010, e que tenha obtido, em uma mesma edição do referido exame, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Em ambos os processos as inscrições são gratuitas e efetuadas exclusivamente pela internet, por meio da página do PROUNI.

 

Cronograma PROUNI 2º/2019

Inscrições pelo Site: http://siteprouni.mec.gov.br

Inscrições: 11/06 a 14/06/2019
1ª Chamada: previsto para 18/06/2019
Comparecimento: de 18/06 a 25/06

Os alunos pré-selecionados deverão agendar o atendimento fone: 14 2104-3404 – Departamento de Serviço Social a partir das 14hs.

2ª Chamada: previsto para 02/07/2019
Comparecimento: de 02/07 a 08/07/2019 (agendar horário pelo fone (14) 2104-3342)

 

Documentos necessários para solicitação de bolsa PROUNI

 

FIES- 2º Semestre 2019

Inscrições: A partir de 25/06 a 01/07/2019

Pré-seleção: 09/07/2019

Contratação: 10 a 12 de julho.

Após a complementação da inscrição, os alunos deverão agendar o atendimento fone: 14 2104-3404 – Departamento de Serviço Social a partir das 14hs.

Chamada da lista de espera: 15/07 a 23/08/2019