Fundação Educacional Dr Raul Bauab - Notícias

Promotoras Legais Populares de Jaú

b9a5b543daee40e55f09ec8f7d5ee305.jpg
O Curso das Promotoras Legais Populares (PLPs) dá início a 5ª turma em março deste ano.


O curso é um projeto de extensão à comunidade da Faculdade de Direito das FIJ voltado para a formação de mulheres em direitos, na perspectiva da educação popular jurídica e feminista, com aulas teóricas, práticas, oficinas, rodas de conversa e debates ministrados por profissionais de Direito, Saúde, Educação, Psicologia, Serviço Social, Jornalismo e Sociologia. O curso tem duração de oito meses, é gratuito e as aulas são aos sábados nas FIJ das 9:00H às 12H, com algumas atividades agendadas para o período da tarde das 14H às 17H.

As PLPs são conhecidas em diferentes países da América Latina como “agentes multiplicadores de cidadania”. O projeto foi lançado no Brasil em 1993 no Rio Grande do Sul pela ONG Themis, e partir de 1994 se espalhou por outros estados. Atualmente estão formadas mais de 20 mil Promotoras Legais Populares em São Paulo, sendo o curso reconhecido pela coordenação estadual em 29 municípios e/ou regiões paulistas, e Jaú é um deles.

Depois de formadas as PLPs podem atuar em suas comunidades, sindicatos, escolas, hospitais, postos de saúde e outros espaços coletivos e participativos, assim como na mediação junto aos Poderes Públicos tendo em vista a defesa dos direitos de cidadania, a efetivação das políticas sociais e dos valores democráticos da sociedade.

 

Parceiros:

OAB Regional/Jaú – Comissão da Mulher Advogada

Prefeitura Municipal – Centro de Referência e Atenção à Mulher (Casa Rosa) e Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres

Câmara Municipal

Núcleo de Enfrentamento à Mulher em Situação de Violência – Ministério Público

Defensoria Pública – EDEPE

 

Faculdade de Direito – Núcleo de Extensão e Assuntos Comunitários (NEAC)/ Faculdades Integradas de Jaú/SP

Coordenadora: Grasiela Lima

Assessoria de Imprensa: Priscila Chagas

E-mail: contatoplps.jau@gmail.com

Fanpage: Promotoras Legais Populares de Jaú

Todas Notícias

Notícias Relacionadas